Escolha uma Página

Vistoria de apartamento: como funciona?

17/09/2020

A compra de imóvel é um momento muito especial tanto para quem quer se livrar do aluguel quanto para quem busca independência.

Para que tudo corra bem nesse momento, é necessário ter muito cuidado com a vistoria de apartamento. Esse procedimento é um passo indispensável durante a compra de imóvel, pois permite a constatação e correção de problemas com o imóvel.

vistoria-de-apartamento

Na conversa de hoje falaremos sobre como funciona a vistoria de apartamento, qual a necessidade desse procedimento, qual a relação entre a vistoria e o memorial descritivo e como fazer a vistoria de um apartamento usado. Quer saber mais sobre esse tema e descobrir onde comprar apartamento em São Paulo? Venha conosco!

O que é a vistoria de apartamento?

vistoria-de-apartamento

De forma resumida, a vistoria de apartamento consiste em uma verificação das condições do imóvel antes de assinar o contrato de compra e venda. Seu objetivo é analisar e documentar cada detalhe como uma forma de dar garantias ao comprador sobre a situação do imóvel no momento da entrega. Ou seja, a vistoria de apartamento tem por objetivo informar o comprador sobre as reais condições de habitabilidade do imóvel, seu estado de conservação, etc.

A vistoria de apartamento precisa ser realizada de acordo com critérios rigorosos. O primeiro deles busca descobrir se não existem defeitos (sejam eles aparentes ou ocultos) que possam exigir reformas ou prejudicar as condições de uso do imóvel. O segundo busca analisar questões estruturais, exigindo um bom nível de conhecimento técnico.

Qual a necessidade desse procedimento?

vistoria-de-apartamento

A vistoria de apartamento visa garantir que o apartamento de fato se encontra nas condições prometidas pelo vendedor e de acordo com o especificado no contrato de compra e venda de imóveis.

Alguns motivos para não abrir mão da vistoria são:

Evitar surpresas: Em um processo de compra e venda, uma das piores coisas é perceber, após o fechamento do negócio, que o imóvel não está nas condições imaginadas.

Falhas aparentemente pequenas como uma torneira que goteja e desperdiça água ou uma porta mal ajustada que arrasta no piso podem causar grandes dores de cabeça.

Atestar a conformidade dos materiais: Ao comprar apartamento novo, você recebe informações sobre os materiais utilizados na obra, como revestimentos de pisos e paredes. Essas informações ficam armazenadas no memorial descritivo e devem ser verificadas, pois podem não estar de acordo com o prometido, o que não ocorre necessariamente por má fé.

Caso constate alguma irregularidade, você pode solicitar uma correção.

Ajustar irregularidades imediatamente: Fazer reformas em um condomínio pode ser um pouco difícil. Com a vistoria, qualquer reforma ou ajuste ocorre antes da ocupação, ou seja, você não precisará de autorização para as reformas e não terá problemas com vizinhos, pois os outros apartamentos ainda não estarão ocupados. Além disso, você não precisa abrir mão do seu conforto, evitando problemas com poeira, barulho e danos aos seus móveis e eletrodomésticos.

O memorial descritivo e a vistoria são a mesma coisa?

vistoria-de-apartamento

Não, pois o memorial descritivo é um documento registrado em cartório pela construtora. Nele constam todas as especificações de um imóvel que precisam ser conferidas pelo comprador.

Muitas das informações no memorial descritivos são excessivamente técnicas e nem sempre recebem atenção no momento da vistoria de apartamento. No entanto, informações sobre dimensões do apartamento, materiais utilizados no acabamento e afins devem ser verificadas com muita atenção.

Neste sentido, podemos dizer que o memorial descritivo é um guia que orienta a vistoria.

Como é feita a vistoria de imóveis usados?

vistoria-de-apartamento

Nem sempre os imóveis usados possuem um memorial descritivo, e mesmo quando o possuem, o documento acaba não sendo muito útil, visto que muita coisa é modificada com o passar do tempo.

Aqui, a vistoria deve ser feita para avaliar o real estado de conservação e garantir a usabilidade do apartamento, verificando se não há defeitos nos acabamentos e equipamentos.

Caso algum problema seja constatado e os reparos fiquem por conta do comprador, tente negociar a flexibilização de preços, pois os consertos geram custos adicionais.

Como se preparar para uma vistoria?

vistoria-de-apartamento

1 – Monte uma checklist: Anote cada aspecto a ser inspecionado, verifique se há algum problema com este e, caso encontre algo, descreva o problema.

2 – Avalie o imóvel: Comece verificando o estado da pintura das paredes e do teto e, ainda, o piso da sala de estar. Confira o funcionamento de portas, janelas e de todas as tomadas e pontos de luz. Depois vá para os quartos e verifique os armários, caso haja algum.

Após verificar a varanda (caso haja alguma), verifique os banheiros em busca de torneiras e válvulas com defeito ou ralos e vasos sanitários com sinais de entupimento.

Após isso, verifique a cozinha e a área de serviço. Por último, veja as áreas comuns como hall, elevadores, salão de festa e áreas de lazer. Em todas as etapas, verifique se há manchas ou rachaduras nas paredes, que podem indicar problemas estruturais e infiltrações.

3 – Verifique a parte elétrica e o gás: Essa inspeção é simples em apartamentos usados, pois estes geralmente contam com equipamentos que permitem testes.

No caso de apartamentos novos, é interessante trazer um profissional capacitado para a vistoria, pois há maior risco por conta da falta de instalações.

My Inc: Imóveis feitos para você

Quer comprar apartamento em São Paulo que se adapte às suas necessidades? Conheça a My Inc!

Somos uma incorporadora em São Paulo cujo objetivo é concretizar imóveis projetados para você! Para nós, a Localização, a Mobilidade, a Arquitetura, a Comodidade, a Qualidade e a Sofisticação são diferenciais primordiais que se aliam à nossa originalidade para trazer a melhor experiência para você e a sua família! Entre em contato conosco!

Os empreendimentos da My Inc são pensados especialmente para você que deseja fazer a compra de imóvel em regiões privilegiadas de São Paulo e construir um futuro na maior metrópole do país!

Gostou de saber mais sobre vistoria de apartamento? Fique atento ao My Blog e siga nossas redes sociais Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade! Até a próxima!

Posts Relacionados

Como colocar plantas em apartamento pequeno?

Como colocar plantas em apartamento pequeno?

Se você está pensando em comprar um apartamento, com certeza já andou pensando na decoração do seu cantinho, não é mesmo? Como você imaginou essa decoração? Aconchegante? Moderna? Vintage? Independente da forma que você veio a imaginar, com certeza chegou a pensar em...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by