Escolha uma Página

Segurança com crianças no apartamento: quais cuidados tomar?

03/08/2020

No momento de comprar apartamento, especialmente dentro de condomínios, uma das principais preocupações é com a segurança das crianças no apartamento. Afinal, quem mora em apartamento e tem filhos pequenos precisa ter todo o cuidado para manter seus filhos seguros e protegidos do perigo dentro do apartamento, longe de quaisquer acidentes.

seguranca-com-criancas

No momento de comprar apartamento, especialmente dentro de condomínios, uma das principais preocupações é com a segurança das crianças no apartamento. Afinal, quem mora em apartamento e tem filhos pequenos precisa ter todo o cuidado para manter seus filhos seguros e protegidos do perigo dentro do apartamento, longe de quaisquer acidentes.

Para diminuir as suas preocupações e garantir a segurança com crianças no apartamento, na conversa de hoje traremos algumas dicas de segurança no lar para crianças, listando diversas medidas de proteção dentro do apartamento! Além disso, também falaremos sobre o papel do condomínio na segurança com crianças. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Quais são as principais medidas de segurança com crianças no apartamento?

seguranca-com-criancas

Como citamos anteriormente, a preocupação com a segurança no lar para crianças é a maior prioridade dos pais quando a família mora em um apartamento. Isso se deve ao fato de que a curiosidade dos pequenos é praticamente ilimitada, o que, somado com a dificuldade das crianças identificarem o perigo de certas situações, cria um grande risco de acidentes. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que irão ajudar a diminuir consideravelmente tal preocupação, confira:

1 – Protetores de tomada: a curiosidade das crianças provoca acidentes comuns envolvendo as tomadas do apartamento. Por isso, é importante providenciar protetores para todas as tomadas do imóvel, evitando o perigo dos choques elétricos.

Essa é uma das medidas de segurança mais simples, pois os protetores de tomada tendem a ser baratos e muito fáceis de encontrar.

2 – Redes de proteção: umas das principais dicas de segurança com crianças no apartamento é o uso de redes de proteção nas janelas, sacadas e varandas. Isso evita quedas de alturas elevadas tão comuns aos prédios modernos.

As redes de proteção se adaptaram à realidade, tornando-se cada vez mais resistentes. Hoje em dia, é bem simples encontrar redes que não podem ser rasgadas ou cortadas facilmente. Como ponto adicional, essas redes também podem ser utilizadas para a segurança de animais de estimação, como os gatos!

3 – Trancar portas e janelas: muitos imóveis já contam com travas nas portas e janelas para a segurança com crianças no apartamento. No entanto, caso o seu apartamento não conte com travas nas janelas e portas, estude uma forma de instalá-las. Isso impede que as crianças saiam sozinhas, evitando diversos tipos de perigo.

4 – Isole a fiação: a fiação é um fator de alto risco em qualquer imóvel. Por isso, é importante verificar se não há fios soltos ou desencapados. Os fios devem estar fixados à parede adequadamente por meio de canaletas ou fita isolante para evitar o contato direto com os materiais condutores dos fios e cabos.

5 – Mantenha objetos perigosos fora do alcance das crianças: uma das principais dicas de segurança com crianças no apartamento é guardar objetos como facas, tesouras, isqueiros e outros materiais perigosos em gavetas ou armários mais elevados ou que sejam fechados com chave.

6 – Proteja as quinas dos móveis: no imóvel pode haver áreas com mármores ou móveis com quinas que podem ser perigosas para as crianças. O ideal é instalar protetores nessas quinas para evitar colisões.

7 – Converse com seu síndico: de nada adianta garantir a segurança dentro do seu apartamento se o resto do prédio também não for seguro, afinal, as crianças brincam nas áreas comuns, expondo-se a riscos.

Desta forma, torna-se importante ter uma conversa amigável com o síndico a respeito da instalação de um corrimão para apoio nas escadas e sobre a proteção do acesso a sacadas e escadas com grades ou portas.

Qual o papel do condomínio na segurança com crianças?

seguranca-com-criancas

Para as pessoas que têm seu apartamento em um condomínio, a segurança com crianças no apartamento é apenas um dos passos para garantir um ambiente livre de riscos.

A primeira grande medida diz respeito à segurança não somente das crianças como de todos no condomínio: a presença de um sistema de monitoramento.

Além de evitar visitantes indesejados, a presença de câmeras e todo um sistema de monitoramento em tempo real permite que, por exemplo, uma criança pequena que saiu de um apartamento sem permissão possa ser rapidamente identificada e algum funcionário do condomínio ou mesmo seus pais sejam imediatamente notificados para impedir que esta faça algo que ponha sua própria segurança em risco.

Como citamos anteriormente, o condomínio também pode instalar portas e grades para proteger áreas perigosas, como escadas de acesso a sacadas ou terraços e corrimãos para as escadas principais das dependências do prédio.

Outro ponto que merece certa atenção são os casos em que o condomínio conta com piscina. Embora seja uma cobiçada área de lazer, a piscina pode ser muito perigosa, com a possibilidade de afogamentos e escorregões em seus arredores. Aqui deve haver empenho tanto dos pais, ao proibir que a criança pequena frequente a piscina sozinha, quanto do condomínio, que deverá conduzi-la de volta à sua residência caso esta tente se aproximar da piscina sem acompanhamento.

A instalação de pisos antiderrapantes também é uma medida ideal do condomínio para evitar escorregões nos arredores da piscina.

Quer comprar apartamento em São Paulo que se adapte às suas necessidades? Conheça a My Inc!

Somos uma incorporadora em São Paulo cujo objetivo é concretizar imóveis projetados para você! Para nós, localização, mobilidade, arquitetura, comodidade, qualidade e sofisticação são diferenciais primordiais que se aliam à nossa originalidade para trazer a melhor experiência para você e a sua família! Entre em contato conosco!

Os empreendimentos da My Inc são pensados especialmente para você, que deseja fazer a compra de imóvel em regiões privilegiadas de São Paulo e construir um futuro na maior metrópole do país!

Gostou de saber mais sobre segurança com crianças no apartamento? Fique atento ao My Blog e siga nossas redes sociais no Facebook e no Instagram para não perder nenhuma novidade! Até a próxima!

Posts Relacionados

Vistoria de apartamento: como funciona?

Vistoria de apartamento: como funciona?

A compra de imóvel é um momento muito especial tanto para quem quer se livrar do aluguel quanto para quem busca independência. Para que tudo corra bem nesse momento, é necessário ter muito cuidado com a vistoria de apartamento. Esse procedimento é um passo...

ler mais
Piso para apartamento pequeno: saiba como escolher

Piso para apartamento pequeno: saiba como escolher

A compra de imóvel é um momento que podemos dividir em diversas fases, especialmente quando se trata da compra de imóvel na planta. Uma dessas fases é o acabamento, em especial a escolha de piso para apartamento pequeno, quando o imóvel começa a ficar com a nossa...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by