Escolha uma Página

Saiba como simular financiamento de imóvel para compra de apartamento

08/01/2021

Ter um apartamento próprio é um sonho compartilhado pela maioria dos brasileiros. Para quem não dispõe imediatamente de todo o dinheiro necessário, financiar imóvel é sempre uma opção muito interessante de realizar esse sonho.

Como-simular-financiamento-de-imóvel

No entanto, é muito importante saber que, para transformar o sonho do apartamento próprio em realidade, o planejamento financeiro é uma etapa indispensável. Nesse cenário, uma das formas de facilitar consideravelmente o seu planejamento é por meio de uma simulação de financiamento.

Na conversa de hoje falaremos sobre a importância de realizar uma simulação de financiamento, quais são e como funcionam os fatores envolvidos ao financiar imóvel e também traremos algumas dicas para conseguir a aprovação e ter seu apartamento financiado. Quer saber mais sobre esse tema e descobrir onde comprar apartamento em São Paulo que atenda às suas necessidades? Venha conosco!

Qual a importância de simular o meu financiamento?

Como-simular-financiamento-de-imóvel

Você sabia que um mesmo imóvel pode ter diferentes condições de financiamento, dependendo da instituição financeira escolhida e das suas condições econômicas? Por exemplo, imaginemos que, buscando melhor qualidade de vida e boa acessibilidade, você decide comprar um apartamento na Zona Sul de São Paulo.

Por não dispor imediatamente do valor necessário para comprar um apartamento, você opta por financiar imóvel. Neste caso, é importante ter em mente todas as condições do financiamento, como juros, em quantas parcelas o financiamento será pago e quanto custará cada parcela.

A quantidade de parcelas do seu financiamento tem influência direta no valor individual das parcelas e também nos juros, ou seja, diferentes valores de parcelas significam variação no tempo de pagamento e no valor dos juros. Desta forma, há inúmeros cenários, cada um com valores e tempos de pagamento diferentes.

Ao utilizar um simulador de financiamento, você poderá visualizar claramente cada um desses cenários e escolher a melhor opção de financiamento para comprar seu apartamento na Zona Sul de São Paulo e viver com total conforto!

Muitas instituições financeiras disponibilizam um simulador de financiamento, que é um aplicativo no qual você insere seus dados para calcular o cenário ideal de financiamento.

Quais são e como funcionam os fatores envolvidos ao financiar imóvel?

Como-simular-financiamento-de-imóvel

Ao financiar imóvel, existem diversos fatores que são levados em consideração e que podem alterar os cenários de financiamento. São eles:

Renda mensal familiar: É composta pela renda de todas as pessoas que habitarão o imóvel. Quanto mais pessoas, maior o potencial de financiamento, pois as parcelas são calculadas para comprometer no máximo 30% da renda.

Por exemplo, uma renda familiar de até R$ 20.000 pode arcar com parcelas de até R$ 6.000 mensais.

Entrada: Ao comprar imóvel na planta ou pronto, é necessário pagar uma quantia inicial conhecida como entrada, que geralmente é de 20% do valor do imóvel. Quanto mais recursos você pagar à vista, menor será a quantia negociada no financiamento, o que favorecerá a sua capacidade de negociar condições junto à instituição financeira.

FGTS: É possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para compor a entrada, reduzindo o valor das parcelas do seu apartamento financiado. Confira mais sobre esse tema aqui.

Prazo de financiamento imobiliário: O prazo definido para o financiamento possui grande influência no potencial de compra do seu apartamento, pois quanto maior for o tempo de financiamento, menores as parcelas. Desta forma, é possível adquirir imóveis de valor mais alto sem comprometer uma quantia superior a 30% da renda familiar. A maioria das instituições financeiras adota o prazo máximo de financiamento de 360 meses, pois aumentando o tempo de financiamento as parcelas ficam menores, permitindo aumentar o valor do imóvel sem comprometer além dos 30% da renda familiar. A maioria das instituições financeiras têm o prazo máximo de financiamento de 360 meses (30 anos).

Taxa de juros: Imóveis são bens de alto valor e, por isso, são sensíveis ao crédito. Isso quer dizer que, com a queda histórica na Selic (a taxa básica de juros), as taxas de financiamento também tendem a cair. Ou seja, com o crédito mais barato, o consumidor poderá financiar um apartamento de maior valor que antes.

Idade: Este fator é considerado por causa dos seguros obrigatórios no financiamento, como o MIP (Morte e Invalidez Permanente), que protege ambas as partes em caso de morte ou invalidez do titular do contrato ao quitar as parcelas restantes. O valor deste seguro é calculado com base na idade do mutuário, afinal, quanto mais jovem, menores as chances de acidente, deixando as taxas mais atrativas.

O que fazer após simular o financiamento?

Como-simular-financiamento-de-imóvel

Após realizar a simulação e descobrir qual o seu potencial de compra, o comprador terá uma perspectiva melhor para que possa escolher o apartamento ideal.

Realizada a escolha de incorporadora e apartamento, o próximo passo é negociar diretamente com a financeira as condições do financiamento para que você possa transformar o seu sonho de ter um apartamento financiado em realidade!

My Inc: mais próxima de você!

Quer comprar apartamento em São Paulo que se adapte às suas necessidades? Conheça a My Inc!

Somos uma incorporadora em São Paulo cujo objetivo é concretizar imóveis projetados para você! Para nós, a Localização, a Mobilidade, a Arquitetura, a Comodidade, a Qualidade e a Sofisticação são diferenciais primordiais que se aliam à nossa originalidade para trazer a melhor experiência para você e a sua família! Entre em contato conosco!

Os empreendimentos da My Inc são pensados especialmente para você que deseja fazer a compra de imóvel em regiões privilegiadas de São Paulo e construir um futuro na maior metrópole do país!

Gostou de saber mais sobre como simular financiamento de imóvel? Fique atento ao My Blog e siga nossas redes sociais Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade! Até a próxima!

Posts Relacionados

Vantagens de se morar perto de ciclovias

Vantagens de se morar perto de ciclovias

Se você é uma pessoa que segue utilizando carro como meio de transporte, responda às seguintes perguntas: Há quanto tempo você não observa as belezas da sua cidade? Quantas vezes por semana você se estressa com atrasos causados pelo trânsito caótico das metrópoles?...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by