Escolha uma Página

Saiba como fazer um planejamento financeiro para comprar seu imóvel

28/08/2020

Comprar um imóvel marca o início de uma nova vida para muitos brasileiros, tanto para aqueles que desejam se livrar do aluguel quanto para os jovens que moram com os pais e buscam independência.

como-fazer-um-planejamento-financeiro

No entanto, para que a compra de imóvel ocorra sem problemas, saber como fazer um planejamento financeiro é essencial, pois somente assim é possível se organizar melhor e controlar os gastos, evitando o temido endividamento.

Com o planejamento adequado, a compra de imóvel se torna um investimento muito interessante, capaz de gerar resultados incríveis!

Para lhe ajudar a saber como fazer um planejamento financeiro, falaremos hoje sobre a importância de comprar um imóvel, daremos algumas dicas a ser seguidas antes do planejamento financeiro, mostraremos como fazer um planejamento financeiro e mostraremos onde comprar apartamento em São Paulo! Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Qual a importância de comprar um imóvel?

como-fazer-um-planejamento-financeiro

Para quem pensa em financiar imóvel, o investimento na casa própria é a melhor opção, especialmente considerando o quanto o aluguel pode comprometer a renda de uma família.

A compra de imóvel é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa. Por isso, quem está na dúvida deve levar em conta seus planos: se deseja casar, ter filhos, mudar de emprego etc. Todas essas perguntas fazem diferença no momento de comprar apartamento, pois com tanto planejamento e esforço para comprá-lo, nada mais natural que desejar viver nele por muitos anos, não é mesmo?

Por isso, é preciso seguir algumas dicas antes de fazer o planejamento financeiro, tais como:

Estabelecer o tipo de imóvel desejado: o perfil do imóvel tem grande peso no valor final. Por exemplo, casas tendem a ser mais caras que apartamentos, enquanto condomínios fechados oferecem maior segurança por um custo maior. Imóveis na planta tendem a ser mais baratos que os já construídos etc.

Definir o tipo de imóvel desejado com base nas suas necessidades é um grande passo para saber como fazer um planejamento financeiro.

Identificar seu saldo do FGTS: é possível usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como garantia para a compra de imóvel, desde que cumpridos os seguintes requisitos:

– ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 3 anos;

– não ter outro financiamento ativo pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH);

– não ser proprietário de outro imóvel no mesmo município; e

– trabalhar ou morar no município onde deseja comprar o imóvel.

Além disso, os seguintes documentos devem ser apresentados:

– carteira de trabalho;

– comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone);

– certidão de nascimento ou de casamento;

– documentos de identidade (RG ou CPF); e

– certidão de matrícula do imóvel que deseja comprar.

Com seu número do PIS/PASEP e uma senha cadastrada, você pode consultar seu saldo do FGTS pelo site da Caixa para saber quanto tem disponível. Também é possível ir pessoalmente a uma agência da Caixa com seu Número de Identificação Social (NIS) e um documento de identidade.

Estudar possibilidades de financiamento: o financiamento imobiliário é a opção mais popular para quem deseja comprar um imóvel. O programa Minha Casa Minha Vida se destaca ao oferecer subsídios do governo para a compra do imóvel, reduzindo consideravelmente os custos. Os subsídios variam de acordo com a faixa de renda. Você pode conferir como o Minha Casa Minha Vida funciona na nossa conversa sobre o tema.

Há também a opção do consórcio, que é um tipo de autofinanciamento coletivo, com a particularidade de que a data da contemplação para adquirir o imóvel depende de um sorteio.

Como fazer um planejamento financeiro?

como-fazer-um-planejamento-financeiro

O planejamento financeiro pode ser feito de diversas formas, porém alguns passos devem ser seguidos, tais como:

Anotar todas as despesas: sabia que pequenos gastos como um lanche ou um refrigerante, quando somados, podem tomar grande parte da sua renda? Guarde todos os cupons fiscais e anote todas as pequenas despesas para controlá-las.

Corte gastos desnecessários: trocar o plano do celular por um mais barato, economizar nos transportes, diminuir o consumo elétrico ou mesmo diminuir o consumo de lanches, por exemplo, pode ajudar a economizar bastante dinheiro no fim do mês.

Pague suas dívidas: juros de dívidas podem devorar rapidamente o seu salário. Por isso, um dos maiores passos para saber como fazer um planejamento financeiro é regularizar suas dívidas ao tentar renegociar e quitá-las. Uma dica é começar pelo cartão de crédito, cujos juros são mais altos.

Estipule uma quantia para guardar: tome a economia como um compromisso. Isto é, após ver quais são as despesas e cortar gastos, determine quanto é possível guardar a cada mês. Separe essa quantia e aplique em uma poupança ou em outro investimento, para que você não a gaste.

Considere um apartamento na planta: com condições facilitadas de pagamento, comprar imóvel na planta sai mais barato, sendo a opção ideal para jovens investidores!

Pense na localização do imóvel: a localização do imóvel possui influência direta no preço deste. Também é importante levar esse fator em consideração ao planejar o trajeto para o trabalho, para a escola de seus filhos e para os centros comerciais, afinal, não adianta comprar um imóvel longe de tudo, gerando grandes custos de deslocamento, não é mesmo?

My Inc: Imóveis feitos para você

Quer comprar apartamento em São Paulo que se adapte às suas necessidades? Conheça a My Inc!

Somos uma incorporadora em São Paulo cujo objetivo é concretizar imóveis projetados para você! Para nós, localização, mobilidade, arquitetura, comodidade, qualidade e sofisticação são diferenciais primordiais que se aliam à nossa originalidade para trazer a melhor experiência para você e a sua família! Entre em contato conosco!

Os empreendimentos da My Inc são pensados especialmente para você, que deseja fazer a compra de imóvel em regiões privilegiadas de São Paulo e construir um futuro na maior metrópole do país!

Gostou de saber mais sobre como fazer um planejamento financeiro para comprar seu imóvel? Fique atento ao My Blog e siga nossas redes sociais no Facebook e no Instagram para não perder nenhuma novidade! Até a próxima!

Posts Relacionados

Vistoria de apartamento: como funciona?

Vistoria de apartamento: como funciona?

A compra de imóvel é um momento muito especial tanto para quem quer se livrar do aluguel quanto para quem busca independência. Para que tudo corra bem nesse momento, é necessário ter muito cuidado com a vistoria de apartamento. Esse procedimento é um passo...

ler mais
Piso para apartamento pequeno: saiba como escolher

Piso para apartamento pequeno: saiba como escolher

A compra de imóvel é um momento que podemos dividir em diversas fases, especialmente quando se trata da compra de imóvel na planta. Uma dessas fases é o acabamento, em especial a escolha de piso para apartamento pequeno, quando o imóvel começa a ficar com a nossa...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by