Escolha uma Página

Queda na Selic e impacto no mercado imobiliário

31/07/2020

A crise do coronavírus causou impactos aos mais diversos setores do mercado. Um dos mais atingidos foi o setor imobiliário, pois, antes da pandemia, todas as projeções apontavam para crescimentos exponenciais nas vendas de imóveis residenciais em todo o país.

impacto-no-mercado-imobiliario

Com a pandemia de coronavírus, a procura por imóveis caiu consideravelmente, causando um grande impacto no mercado imobiliário em todo o mundo. Os efeitos no Brasil foram ainda mais severos, dada a situação agravada de COVID-19 no país.

Embora tal impacto no mercado imobiliário tenha preocupado tanto profissionais quanto compradores, uma histórica queda na Selic está renovando as esperanças do setor imobiliário ao trazer grandes oportunidades de investimentos.

A fim de ajudar nessa situação de alta complexidade, a conversa de hoje falará sobre como a COVID-19 impactou o mercado imobiliário nacional, como a queda na Selic pode reverter o cenário de incertezas provocado pelo coronavírus e quais ações podem ser tomadas para enfrentar essa crise. Confira!

Qual o impacto no mercado imobiliário com a crise do coronavírus?

impacto-no-mercado-imobiliario

Para conter o avanço da pandemia de coronavírus, estados e municípios adotaram diversas medidas emergenciais, como o fechamento de estabelecimentos comerciais. Embora necessárias, tais ações impactaram pesadamente a fonte de renda de milhões de brasileiros, levando à queda do poder de compra da população.

Nesse cenário de incertezas, além da paralisação ou atraso das obras de empreendimentos em todo o país, a queda do poder de compra fez com que muitas pessoas se vissem em situações em que não possuíam mais dinheiro para pagar pelos imóveis que estavam comprando, o que levou a um número massivo de rescisões contratuais.

Segundo pesquisas feitas nas regiões metropolitanas do país, 86% dos entrevistados pretendem adiar a decisão de comprar imóvel na planta e 54% dos profissionais do setor relatam aumento no cancelamento de contratos de compra e venda de imóveis, o que demonstra uma clara retração no mercado imobiliário.

Queda na Selic: qual seu impacto no mercado imobiliário?

impacto-no-mercado-imobiliario

Recentemente foi anunciada uma queda histórica na taxa Selic, que foi de 3,75% para 3% ao ano. Tal queda na Selic ampliou para 4,51 pontos percentuais a sua diferença em relação à taxa média de crédito imobiliário praticada pelos grandes bancos, que atualmente se encontra em 7,51%.

Essa diferença significa que os bancos serão pressionados a melhorar as condições do financiamento imobiliário para se manterem na concorrência. Para o tomador de crédito, essas taxas – que são as menores já vistas no mercado imobiliário – significam um aumento considerável na capacidade de compra, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

Para quem já tinha planos de comprar um apartamento, seja para morar ou investir, e possui dinheiro o suficiente na reserva para manter os planos, as condições de financiamento são muito vantajosas, com grandes oportunidades a ser avaliadas, incluindo as novidades nas diferentes linhas (taxas corrigidas pela TR, pelo IPCA e ainda prefixadas). Além da queda na Selic, o Brasil passa também por um cenário de baixa rentabilidade da poupança e da renda fixa, além de alta volatilidade no mercado de ações e subida dos preços dos imóveis em ritmo abaixo da inflação.

Ou seja, a queda histórica na Selic ajuda a aumentar a competitividade entre os bancos, destravando a portabilidade do crédito imobiliário e acelerando a entrada de mais fundos nesse mercado. Além disso, a Caixa Econômica Federal vem tomando ações que promovem ainda mais a recuperação do mercado imobiliário ao criar produtos que aproximam o mercado de financiamento imobiliário do mercado de capitais, gerando diversificação e fazendo com que a procura por informações e o fomento a esse mercado cresçam.

Que ações tomar para atravessar essa crise?

impacto-no-mercado-imobiliario

Profissionais do setor já estudam maneiras de continuar trabalhando on-line e mantendo suas atividades a respeito do impacto no mercado imobiliário. A maior parte das incorporadoras possui intenção de manter o ritmo de lançamentos (13%) ou adiá-lo dentro de um período de 60 (25%) ou 120 dias (18%). Outros 35%, por sua vez, pretendem adiá-los sem sinalizar datas para retomá-los.

Os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis em todo o país sugerem que os profissionais do setor invistam na formação e no aperfeiçoamento pessoal durante esse momento. Para tal, os conselhos estão disponibilizando diversas modalidades de cursos on-line.

Além disso, em São Paulo, o CRECI colocou à disposição de seus credenciados suas Juntas de Conciliação para mediar questões como o cancelamento de contratos imobiliários que estejam sob a responsabilidade de corretores e imobiliárias, tentando minimizar o problema. Além disso, é possível encontrar no site do CRECI inúmeras palestras gratuitas sobre conciliação, oferecendo aos corretores condições para que atravessem esta fase de maneira menos traumática.

Com as novas medidas tomadas pela Caixa Econômica Federal e a queda histórica na Selic, o recomendado é que quem ainda dispõe de fundos para investir em imóveis não mude de ideia, pois as condições estão se tornando cada vez mais favoráveis e deve haver um boom na procura por imóveis após a pandemia.

Quer morar em São Paulo e comprar um apartamento que se adapte às suas necessidades? Conheça a My Inc!

Somos uma incorporadora em São Paulo cujo objetivo é concretizar imóveis projetados para você! Para nós, localização, mobilidade, arquitetura, comodidade, qualidade e sofisticação são diferenciais primordiais que se aliam à nossa originalidade para trazer a melhor experiência para você e a sua família! Entre em contato conosco!

Os empreendimentos da My Inc são pensados especialmente para você, que deseja construir um futuro em regiões privilegiadas de São Paulo, além de prepará-lo para esse mercado que vem ficando cada vez mais forte no Brasil!

Gostou de saber mais sobre queda na Selic e seu impacto no mercado imobiliário? Fique atento ao My Blog e siga nossas redes sociais no Facebook e no Instagram para não perder nenhuma novidade! Até a próxima!

Posts Relacionados

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by