Escolha uma Página

Quais os custos envolvidos na taxa de um condomínio?

21/06/2022

Viver em um condomínio residencial traz uma infinidade de facilidades para o morador que decide comprar apartamento no local. E para garantir essa facilidade, mensalmente é cobrado um valor que é entendido como a taxa de condomínio. Esse custo é calculado a partir de uma projeção de despesas onde questões como manutenção, segurança, luz, água, taxas, multas, impostos, limpeza, funcionários, fornecedores, serviços terceirizados e mais uma série de pontos que são levados em consideração para garantir a comodidade e o conforto dos condôminos.

taxa-de-condominio

Portanto, se você está pensando em comprar apartamento em condomínio e tem curiosidade ou interesse total em saber quais são os custos que encontram-se envolvidos na taxa de condomínio e todos os detalhes pertinentes acerca desse assunto, acompanhe este artigo na íntegra.

Entendendo melhor a respeito da taxa de condomínio

Antes de tudo, um ponto importante que precisa ser exaltado é a definição do valor, cobrança e organização do rateio (já que as despesas citadas no início desse texto precisam ser divididas entre todos os condôminos). Essa definição, na maioria das vezes, acontece durante a convenção do condomínio, onde todos os detalhes são acordados de forma ética e transparente por todos os presentes.

Cada condomínio conta com sua própria forma de rateio, porém pode acontecer um rateio de fração ideal, ou seja, quanto maior o imóvel, maior o consumo e consequentemente maior a taxa de condomínio a ser paga. Além disso, também é possível encontrar o rateio igualitário, onde todas as unidades pagam exatamente o mesmo valor, tendo em vista que o entendimento a respeito da taxa se dá por meio de manutenções feitas apenas em áreas comuns e que são utilizadas de forma igualitária por todos os moradores.

Agora que você já sabe como pode ser o rateio do valor da taxa de condomínio, vamos falar a respeito das despesas e tudo o que elas englobam.

Gestão de pessoas (ou seja, funcionários e colaboradores)

Gastos com funcionários fazem parte de grande parte dos condomínios e na maioria das vezes, essa é a maior despesa do local. Isso acontece pois muitos condomínios contam com profissionais atuando em diversos setores como portaria, limpeza, jardim e entre outros. Porém, também pode acontecer de alguns locais terceirizarem essa mão de obra, o que acaba se tornando até mais barato para o condomínio (principalmente se tratando de obrigações trabalhistas).

Equipamentos e manutenção

Quem mora em apartamento em condomínio sabe que o local conta com diversas necessidades de manutenção em equipamentos que são essenciais para o conforto e bem-estar dos moradores, como é o caso dos elevadores. A taxa de condomínio entra justamente para atender a esses tipos de ocorrência. Exemplos comuns também incluem algum problema na piscina, academia, aparelhos da lavanderia compartilhada, equipamentos de monitoramento, enfim, são infinitas as possibilidades de um local como esse necessitar de manutenção.

taxa-de-condominio

Água e energia

Calma! Os gastos que você tem dentro do seu apartamento com água e energia são totalmente diferentes dos gastos das áreas comuns do condomínio. Luzes nos elevadores, corredores, portões, áreas comuns, circuito interno de vídeos de segurança são apenas alguns exemplos de onde vem o alto gasto do condomínio com esses dois itens.

É por isso que muitos condomínios optam por sensores de presença, programação do elevador e mais algumas medidas para economizar durante o dia a dia.

Serviços externos e despesas administrativas

Algumas outras despesas também podem ser acrescentadas à lista de gastos do condomínio, a seguir conheceremos algumas:

  • Materiais de limpeza;
  • Uniforme de cada colaborador;
  • Pagamento de administradora;
  • Encargos bancários

São inúmeras as despesas dentro de um condomínio e é justamente por esse motivo que a taxa de condomínio existe e vale lembrar que a inadimplência ou falta de pagamento de tal taxa de condomínio resulta na citação do devedor, de acordo com o Novo Código de Processo Civil e o condômino deve pagar a dívida em até três dias úteis.

A melhor escolha para você e sua família está na My Inc

Se você está buscando comprar apartamento na planta e quer ter a melhor experiência em moradia, você precisa conhecer nosso empreendimento conhecido como Edifício Mauro 567 by My Inc. Tal empreendimento conta com uma infinidade de diferenciais que irão proporcionar o melhor para que sua rotina seja sempre repleta de facilidade e comodidade.

taxa-de-condominio

O condomínio é totalmente completo e conta com áreas comuns como brinquedoteca, salão de festas, bicicletário, academia, piscina, lavanderia compartilhada, espaço pet, fitness outdoor, delivery room, espaço para trabalho, área gourmet para receber amigos, família e mais uma série de diferenciais que só a My Inc é capaz de oferecer a você.

Gostou? Então não deixe de entrar em contato com a gente! Somos uma incorporadora que visa criar os melhores empreendimentos em São Paulo, sempre unindo o que há de melhor em localização, mobilidade, arquitetura, comodidade, qualidade de vida e sofisticação. Portanto, se você está buscando um apartamento em São Paulo, escolha a My Inc.

E não deixe de nos acompanhar no Facebook, Instagram e também fique por dentro de todas as novidades através do My Blog.

My Inc: Imóveis feitos para você!

Até breve.

Posts Relacionados

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by