Escolha uma Página

Investimento do mercado imobiliário pós-pandemia

14/10/2020

Ainda é difícil prever como será o mercado imobiliário pós-pandemia, devido aos grandes prejuízos causados pela crise do coronavírus em 2020. No entanto, embora o comportamento do meio imobiliário seja pouco previsível, seu papel será crucial para a retomada da economia brasileira.

mercado-imobiliario

Isso ocorre porque, com a queda histórica na taxa Selic, a compra de apartamentos (especialmente os apartamentos personalizados) torna-se uma opção muito mais interessante, atraindo a atenção daqueles que buscam um bom investimento.

Com todos esses fatores, a maioria dos especialistas espera uma recuperação do mercado imobiliário em 2021.

Na conversa de hoje falaremos sobre como as mudanças de hábitos impactaram a escolha de imóvel, quais fatores são mais valorizados pelas pessoas no pós-pandemia e se fazer um investimento em imóveis é uma boa escolha nesse momento. Quer saber mais sobre esse tema e descobrir onde comprar apartamento em São Paulo que se adéque às suas necessidades? Venha conosco!

Como as mudanças de hábitos durante a pandemia afetam a escolha de imóvel?

mercado-imobiliario

É impossível negar que a pandemia alterou bruscamente os hábitos das pessoas. Com a necessidade de passar mais tempo em casa, as pessoas passaram a desejar ambientes mais adaptados às suas necessidades, o que possui clara influência sobre o processo de compra e venda de imóvel.

Segundo uma pesquisa realizada pela agência de inteligência imobiliária DataZAP, é possível que, após a pandemia, os consumidores busquem imóveis com espaços para lazer ou que permitam animais de estimação, como jardins ou varandas. Aproximadamente 32% dos entrevistados pela pesquisa também afirmaram que é muito importante ter um ambiente destinado ao home office.

No entanto, é importante notar que é preciso ter cuidado antes de considerar se as novas demandas serão tendência, pois é possível que tais exigências sejam apenas passageiras, visto que a maioria das pessoas foi obrigada a passar mais tempo dentro de casa, criando uma nova relação com o imóvel.

O que é mais bem avaliado pelas pessoas na hora de comprar apartamento pós-pandemia?

mercado-imobiliario

No mercado imobiliário pós-pandemia, alguns requisitos já estão fazendo a diferença, tais como:

1 – Espaço para home office: com a pandemia, diversas empresas tiveram de suspender suas atividades presenciais, pondo seus funcionários para trabalhar em casa. Ou seja, o imóvel que antes era usado apenas para descansar no fim do dia, passou a ser usado para trabalhar, comer, descansar e dormir.

Com isso, surgiu a necessidade de contar com um ambiente que permita a separação física dos setores da vida. Apartamentos com espaço para escritório, com recuo na sala ou mesmo com um cômodo a mais, uma bancada planejada próxima à janela e prateleiras, por exemplo, já estão sendo mais disputados. Uma boa dica aqui é procurar por apartamentos personalizados, que permitam maior flexibilidade e possam ser adaptados às suas necessidades.

2 – Maior valorização da cozinha: as restrições trazidas pela pandemia também obrigam as pessoas a comer em casa, o que as leva a passar mais tempo na cozinha e a preparar pessoalmente as próprias refeições. Com o distanciamento social, as lives para compartilhar receitas com a família e amigos passaram ajudam a passar o tempo de maneira divertida e saudável.

Desta forma, a expectativa é de que esse ambiente seja mais valorizado. Espera-se um crescimento na compra de apartamentos com cozinhas mais amplas ou menores, porém, bem equipadas (preferencialmente com móveis planejados no caso de apartamentos pequenos).

3 – Transação de imóveis 100% digital: o isolamento social traz consigo a tendência de que as pessoas continuem evitando contato presencial, mesmo no pós-pandemia. Isso também se aplica ao fechamento de negócios, como na compra e venda de imóveis.

Tal tendência levará as empresas do mercado imobiliário a investir cada vez mais em tecnologias que permitam transações completamente on-line, como aplicativos e ferramentas de avaliação, visita e registros virtuais. Uma vantagem interessante desse processo será a simplificação de processos com uma consequente redução no tempo de negociação.

Fazer um investimento no mercado imobiliário pós-pandemia é uma boa ideia?

mercado-imobiliario

Com a queda histórica da taxa Selic, os juros do financiamento imobiliário caíram consideravelmente, contribuindo para o aquecimento do mercado imobiliário em 2021.

Além disso, é importante notar que a queda da taxa de juros também se relaciona diretamente à diminuição dos rendimentos de títulos de renda fixa, como a poupança. Neste cenário, à medida que os imóveis se tornam mais atraentes para investimentos, a poupança segue o caminho inverso, fazendo com que os investidores apliquem seu dinheiro em imóveis para aluguel.

Outro ponto interessante é que, caso as empresas mantenham o regime de home office, vão querer reduzir os investimentos em imóveis comerciais como escritórios, o que reduzirá os preços dos alugueis e afastará investidores. Por outro lado, as probabilidades apontam para uma estabilidade ou mesmo um crescimento na compra de apartamentos, atraindo muitas possibilidades de investimentos para quem deseja comprar um imóvel para alugá-lo ou mesmo revendê-lo.

Desta forma, investir em imóveis residenciais pós-pandemia se mostra uma sólida opção ao levar em conta a queda na taxa Selic e as tendências de aumento na compra deste tipo de imóvel para 2021.

My Inc: imóveis feitos para você

Quer comprar apartamento em São Paulo que se adapte às suas necessidades? Conheça a My Inc!

Somos uma incorporadora em São Paulo cujo objetivo é concretizar imóveis projetados para você! Para nós, localização, mobilidade, arquitetura, comodidade, qualidade e sofisticação são diferenciais primordiais que se aliam à nossa originalidade para trazer a melhor experiência para você e a sua família! Entre em contato conosco!

Os empreendimentos da My Inc são pensados especialmente para você, que deseja fazer a compra de imóvel em regiões privilegiadas de São Paulo e construir um futuro na maior metrópole do país!

Gostou de saber mais sobre investimento no mercado imobiliário pós-pandemia? Fique atento ao My Blog e siga nossas redes sociais Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade! Até a próxima!

Posts Relacionados

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by