Escolha uma Página

Horta vertical em apartamento: aprenda como fazer

07/06/2022

Apaixonados por plantas, essa é para vocês! Cultivar uma horta em casa é um hábito mega saudável tanto para quem gosta de ter o cuidado de lidar com esse tipo de hobby tanto para quem quer investir em uma alimentação rica e natural cultivando seus próprios temperos em casa.

Mas com certeza se você já mora em um apartamento em São Paulo ou está pensando em comprar apartamento na planta, já deve ter se perguntado: é possível cultivar plantas em um apartamento pequeno? Pois de antemão já te adiantamos que sim!

E é exatamente sobre isso que falaremos hoje, um método muito usado em apartamentos e espaços com menor capacidade, mas para suprir as necessidades de todos os apaixonados por plantas; estamos falando da horta vertical.

Gostou? Ficou curioso em saber como funciona para aderir a esta prática? Então continue acompanhando este artigo na íntegra e fique por dentro de tudo que você precisa saber para sua horta vertical ser um sucesso.

Mas afinal, o que é uma horta vertical?

Apostar em uma horta vertical dentro do seu apartamento é uma opção muito interessante se você gosta de lidar com a terra e cultivar suas próprias plantas. Essa é uma alternativa bem semelhante ao que costumamos ver sendo cultivado de forma horizontal, ou seja, no solo. E para garantir facilidade para quem vive em um apartamento pequeno, a horta vertical surge como uma boa opção para que você possa contribuir com o meio ambiente e inspirar hábitos saudáveis.

horta-vertical

Aprendendo como fazer uma horta vertical para seu apartamento

Antes de tudo, é preciso planejar. Uma horta vertical dentro de um apartamento só alcança o sucesso se você garante às plantas um ambiente que conte com tudo que elas precisam e é por isso que citamos logo de cara a importância do planejamento.

Cada tipo de vegetação tem uma necessidade diferente, então o recomendado é escolher o local propício para sua horta ficar sempre linda e cheia de vida. Pensando nisso, o ideal é ter um ambiente dedicado unicamente para o cultivo e que também esteja de acordo com a decoração do local, nesse caso considere o tamanho da sua sacada ou outro ambiente do seu apartamento.

Sua horta vertical pode ser feita suspendendo os vasos diretamente na parede, seja em estruturas de madeira, treliças de metal ou até mesmo apoiadas em escadas ou outros suportes para dar um ar mais vintage como caixotes ou prateleiras. Lembre-se: o mais importante é unir a criação de uma paisagem agradável a um ambiente em que as plantas cresçam de forma saudável.

horta-vertical

Dica de ouro: se você está em dúvida, escolha ambientes que sejam próximos a janelas, para garantir ventilação e também permitir que as plantas recebam os raios de sol diariamente (nesse caso não importa o período – manhã ou tarde). Além disso, é essencial que você mantenha uma distância de 5cm entre um vaso e outro para que as plantas não se sintam sufocadas.

Outra questão importante e que deve ser levada em consideração é o tamanho e tipo de vaso, afinal, sua plantinha não estará diretamente no solo, então é importante que o vaso comporte muito bem o tamanho da sua raiz. Opte por vasos redondos, bacia, meia lua, arandela e que sejam feitos de cerâmica, barro e materiais reutilizáveis.

Hora de usar a criatividade!

Agora que você já planejou o ambiente e considerou tudo o que citamos nos tópicos anteriores, é hora de escolher os materiais para abrigar sua horta vertical. Nessa etapa é importante levar em consideração a decoração, conforme falamos no início, nesses casos você pode utilizar madeira e cerâmica natural, porém, se seu objetivo é fazer do projeto algo mais sustentável, o ideal é optar por garrafas pet, latas e outros materiais reutilizáveis.

Escolheu os materiais? Bora montar a estrutura! Para isso, leve em consideração algumas dicas:

  • Respeite a harmonização do ambiente;
  • Considere a distância da parede para a planta não absorver calor em excesso da construção e garantir que ela tenha bastante ventilação;
  • Escolha posições que estejam arejadas e iluminadas;
  • Se for utilizar uma escada para apoiar os vasos, incline a mesma em ângulo de 30 graus em média;

Prepare bem a terra e defina o que você irá cultivar

Quando falamos em horta vertical para garantir a longevidade de plantas em apartamento, precisamos lembrar que o cultivo necessita de atenção, portanto certifique-se de que você estará garantindo todos os nutrientes para suas plantas.

  • Adube o vaso periodicamente a cada 15 dias ou 1 mês;
  • Prefira adubagem orgânica a fertilizantes industrializados;
  • Utilize esterco curtido, terra vegetal ou húmus de minhoca

É preciso lembrar que nem todas as plantas se adaptam de forma esperada em uma horta vertical, afinal, estamos tratando de um espaço reduzido. Portanto, considere as características do seu apartamento e a seguir confira algumas opções que costumam se dar bem com esse tipo de cultivo:

  • Alface;
  • Orégano;
  • Cebolinha;
  • Hortelã;
  • Alecrim;
  • Manjericão;
  • Couve;
  • Tomate cereja;
  • Morango;
  • Espinafre;
  • Amora

horta-vertical

Hortas verticais são perfeitas para contribuir para a qualidade de vida de quem adere a essa prática e além disso, é algo muito valorizado nos nossos empreendimentos. A My Inc está sempre preocupada em proporcionar a melhor experiência em moradia para você e toda sua família e é exatamente por conta disso que levamos em consideração todos os pontos para garantir a você muito bem estar e qualidade de vida.

Sem contar também que dentro dos nossos objetivos também se encaixa a criação de empreendimentos em São Paulo que se adequem às suas necessidades, ou seja, quem escolhe a My Inc garante localização privilegiada, o melhor em mobilidade, arquitetura, comodidade, lazer, qualidade e sofisticação.

Curtiu? Ficou afim de apostar em uma horta vertical para o seu apartamento em São Paulo? Então continue acompanhando o My Blog para muito mais dicas e além disso, mantenha-se bem informado através do nosso Instagram e Facebook.

Posts Relacionados

5 dicas para mobiliar apartamento de forma correta

5 dicas para mobiliar apartamento de forma correta

Mobiliar apartamento com certeza é uma das etapas mais prazerosas de quem acabou de comprar um cantinho para chamar de seu. Se você está nessa fase e quer saber como fazer isso da maneira correta, acompanhe este artigo na íntegra. Antes de qualquer coisa, é importante...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by