Escolha uma Página

Financiamento de imóveis para autônomos: Como comprovar minha renda?

10/03/2022

O sonho de aquisição da casa própria faz parte da realidade de muitos brasileiros e o financiamento de imóveis é a principal maneira de tornar esse sonho possível, porém é essencial ter totais condições de comprovar a renda e muitas vezes isso pode gerar uma série de dúvidas, afinal, para quem é autônomo, a comprovação de renda pode ser um pouquinho mais complicada.

Por isso, neste artigo, explicaremos passo a passo como fazer para ter tudo em mãos para garantir a aprovação do financiamento para autônomos.

Como funciona o financiamento imobiliário?

Para que tudo fique bem claro para que você consiga realizar seu sonho de comprar apartamento próprio, vamos entender como funciona o financiamento de imóveis. Em resumo, financiar apartamento é pegar dinheiro emprestado do banco e retornar essa quantia através de parcelas a longo prazo que são pré-definidas em contrato. Ou seja, o comprador paga um valor de entrada referente ao imóvel e solicita o restante ao banco e o pagamento será feito em parcelas corrigidas e acrescidas de juros.

Vale destacar que durante esse período de pagamento, o imóvel encontra-se ligado ao comprador, porém qualquer ato de negociação é proibido até que o financiamento de imóveis esteja totalmente quitado.

Para garantir o sucesso na hora de realizar o financiamento de imóveis, é necessário comprovar renda e conforme falamos anteriormente, esse processo pode ser um pouco mais complicado para quem é autônomo, mas fique tranquilo pois iremos sanar todas as suas dúvidas.

Como autônomos podem comprovar sua renda?

Trabalhadores registrados em regime CLT, podem comprovar sua renda através do holerite ou por meio da apresentação da carteira de trabalho, porém, para profissionais autônomos, que não contam com esses documentos, podem comprovar de outras maneiras.

Através de extrato bancário:

Quem tem conta corrente em banco, pode comprovar sua renda através de extrato bancário, inclusive essa é a forma mais fácil e uma das melhores alternativas disponíveis. Porém, o ideal é contar com todos os rendimentos em uma mesma conta.

Na maioria das vezes, as instituições costumam solicitar um extrato referente aos últimos seis meses para garantir a comprovação de renda, por conta disso é muito importante se organizar. Vale destacar também que a movimentação da conta também é essencial para que o extrato bancário possa servir como um documento válido na hora de comprovar a renda. Outro fator importante é que muitas instituições financeiras não aceitam o extrato emitido no caixa eletrônico, portanto, solicite tal documento diretamente ao gerente do seu banco ou opte pela emissão diretamente pela internet.

financiamento-de-imoveis

Por meio do imposto de renda:

Muitas vezes, pode acontecer de trabalhadores autônomos serem isentos da contribuição do imposto de renda, porém a declaração anual é de extrema importância para manter seus dados atualizados no portal da Receita Federal. Isso é importante porque a atualização desses dados garante o acesso do banco a toda movimentação que você faz envolvendo suas finanças, o que possibilita a comprovação de renda e também a análise de crédito para o financiamento imobiliário de forma extremamente prática.

Uma questão importante e que vale a pena ser destacada é que nem todo banco aceita o Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF, portanto, certifique-se a respeito da possibilidade e caso não seja aceito, confira outras maneiras existentes.

Recibos e contratos:

Quem trabalha de forma independente precisa formalizar a realização dos serviços, não é mesmo? Sendo assim, sempre que receber o pagamento dos seus clientes, faça um recibo e solicite a assinatura da pessoa responsável, isso irá oficializar o comprovante.

Além disso, é essencial fazer um contrato de serviço prestado, oficializando tudo o que você recebeu do cliente e quais foram os serviços oferecidos a ele. Se você usa o recibo de pagamento autônomo – RPA, é necessário guardar as guias de recolhimento de impostos, pois podem ser solicitadas em algumas instituições de financiamento de imóveis.

Declaração que comprova a percepção de rendimentos:

Também conhecida como Decore, a Declaração Comprobatória de Percepção de rendimentos é um documento que pode ser emitido por um profissional habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade – CRC e essa declaração é um documento oficial que irá garantir a comprovação de renda para a realização de um financiamento para autônomo e é emitido a partir da reunião de vários registros de seus rendimentos mensais.

Essas são algumas formas de comprovar sua renda para garantir o financiamento de imóveis. Após a regularização da documentação necessária, é essencial fazer uma simulação do financiamento para verificar se a renda é compatível e caso isso não aconteça, é possível buscar subsídios através de programas federais como o programa Casa Verde e Amarela, que podem auxiliar na aquisição do seu apartamento em São Paulo.

O Edifício Mauro 567 by My Inc é a escolha certa para você

A My Inc conta com as melhores opções de empreendimentos para você alcançar seu sonho de aquisição do seu apartamento na planta. E um exemplo disso é o Edifício Mauro 567, que conta com subsídio do programa Casa Verde Amarela para tornar seu sonho realidade. O empreendimento está localizado na zona sul, mais especificamente no bairro da Saúde, uma das regiões de São Paulo que mais tem se desenvolvido na metrópole e conta com infinitos benefícios para proporcionar a você e toda sua família as melhores experiências em moradia.

financiamento-de-imoveis

O Edifício Mauro 567 by My Inc conta com o melhor em mobilidade, localização, arquitetura, comodidade, qualidade e sofisticação. Se você ainda não conhece, entre em contato com a My Inc e conheça nossas unidades.

Gostou de saber mais sobre como financiar apartamento de forma simples mesmo sendo autônomo? Então continue acompanhando a My Inc através do Facebook, Instagram e além disso também acompanhe as novidades no My Blog.

My Inc: Imóveis feitos para você!

Até a próxima!

Posts Relacionados

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by