Escolha uma Página

Entenda como a taxa selic influencia na hora da compra do seu apartamento

30/09/2020

No momento da compra de imóvel, há diversos fatores dos quais o comprador deve tomar conhecimento. Dentre eles, saber em quanto está a taxa Selic tem grande destaque, pois este fator possui grande influência sobre os juros e, consequentemente, o valor a ser pago no financiamento do apartamento!

taxa-selic

Na verdade, muitos brasileiros não sabem o que é a taxa Selic, por mais que ela tenha grande influência em muitos setores da nossa economia, como a poupança, o cartão de crédito, o crediário e o financiamento (especialmente o de imóveis).

Por isso, na conversa de hoje, falaremos sobre o que é a taxa Selic, como ela é determinada, qual o seu cenário atual, como ela influencia na procura por imóveis, como sua queda histórica em agosto pode beneficiar o comprador e como ela se relaciona com o financiamento. Quer saber mais sobre esse tema e também descobrir onde comprar apartamento em São Paulo que atenda a todas as suas necessidades? Venha conosco!

O que é a taxa Selic? Como é determinada?

taxa-selic

A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. O termo se refere a uma taxa básica de juros na qual os bancos, as administradoras de cartões e as instituições financeiras se baseiam para calcular os juros que serão cobrados nas diferentes modalidades de crédito, como o financiamento.

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, é quem estabelece a taxa Selic, decidindo se haverá redução ou aumento nela.

Quando a inflação sobe, o Copom aumenta a Selic, subindo os juros. Desta forma, as pessoas compram menos, forçando o mercado a diminuir os preços para não comprometer o consumo, freando a inflação.

Já a redução da Selic tende a impulsionar o consumo e aquecer a economia, pois fica mais interessante aplicar o dinheiro na produção do que deixá-lo parado no banco, rendendo pouco.

Como as alterações na taxa Selic afetam a procura por imóveis?

taxa-selic

Agora que sabemos como a taxa Selic influencia a economia, fica fácil entender que com o aumento da taxa, mesmo que haja redução dos preços dos imóveis, haverá um reajuste no valor dos financiamentos. Por exemplo, se a taxa Selic passa de 8% para 11%, a taxa de juros dos financiamentos sofrerá aumentos.

Isso é especialmente notável na compra de imóvel, visto que, por ser um bem de alto valor, as negociações envolvendo apartamentos são bastante sensíveis ao crédito. Desta forma, um aumento na taxa faz com que menos pessoas estejam dispostas a financiar, diminuindo a procura e desacelerando o preço dos imóveis.

Por outro lado (ainda em nosso exemplo), caso a Selic caia de 8% para 6%, haverá uma queda na taxa de financiamento, aquecendo a procura por imóveis. Além disso, se caso a oferta de apartamentos não acompanhe a queda na Selic, haverá valorização dos imóveis.

Ou seja, para quem quer boas oportunidades no momento de comprar imóvel, é indispensável saber em quanto está a taxa Selic!

Qual o cenário atual da Selic com a pandemia de COVID-19? Como isso pode beneficiar quem quer comprar apartamento?

taxa-selic

Com a pandemia do novo coronavírus, a quarentena e o isolamento impostos para conter o avanço do vírus resultaram no fechamento temporário de diversos estabelecimentos comerciais, levando a um comprometimento na renda de milhões de pessoas.

Tal movimento fez com que a procura por imóveis caísse consideravelmente, causando um grande impacto no mercado imobiliário em todo o mundo.

Para conter esses danos e reaquecer o mercado, a taxa Selic sofreu uma queda considerável em julho de 2020. Já agora, em setembro de 2020, o Copom baixou a taxa Selic para o menor patamar histórico, com a taxa básica de juros da economia passando para 2% ao ano. Aliado à queda recente da taxa de juros do financiamento habitacional e à maior atratividade da caderneta de poupança (que é a maior captadora de recursos para o financiamento habitacional), a queda da Selic cria um cenário extremamente favorável para a compra de imóveis.

O conjunto dessas ações promete gerar um aumento considerável na procura por imóveis, alavancando uma possível valorização do preço. Para quem procura uma boa oportunidade de compra e pretende aproveitar a recente queda nos preços, o momento econômico é extremamente favorável tanto para comprar apartamento à vista quanto financiado em programas como o Minha Casa Minha Vida.

Qual a relação entre a taxa Selic e o financiamento?

taxa-selic

Todo financiamento de imóveis envolve juros que, por sua vez, são afetados pela taxa Selic. Desta forma, com a Selic mais baixa, o crédito fica mais barato.

Com a queda na Selic, alguns bancos já anunciaram o repasse do corte da Selic nas taxas do financiamento imobiliário, criando um cenário em que já podemos encontrar empréstimos com variações bem atrativas para o comprador.

Com o crédito mais barato, o cliente também passa a ter maior poder de escolha. Isso ocorre porque ao ter melhores condições de pagamento, você pode avaliar a escolha do apartamento sob outra óptica. Em outras palavras, talvez aquele imóvel que não estava no orçamento esteja acessível agora.

A possibilidade de renegociação ou de portabilidade para outro banco também permite que quem contratou empréstimos com a taxa anterior, que era mais alta, consiga melhores condições.

My Inc: imóveis feitos para você

Quer comprar apartamento em São Paulo que se adapte às suas necessidades? Conheça a My Inc!

Somos uma incorporadora em São Paulo cujo objetivo é concretizar imóveis projetados para você! Para nós, localização, mobilidade, arquitetura, comodidade, qualidade e sofisticação são diferenciais primordiais que se aliam à nossa originalidade para trazer a melhor experiência para você e a sua família! Entre em contato conosco!

Os empreendimentos da My Inc são pensados especialmente para você, que deseja fazer a compra de imóvel em regiões privilegiadas de São Paulo e construir um futuro na maior metrópole do país!

Gostou de saber mais sobre a influência da taxa Selic na compra de apartamento? Fique atento ao My Blog e siga nossas redes sociais Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade! Até a próxima!

Posts Relacionados

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by