Escolha uma Página

Diferença entre consórcio e financiamento: qual escolher?

22/04/2020

O sonho da casa própria é compartilhado por milhões de brasileiros. No entanto, ao comprar imóvel, os valores envolvidos costumam ser altos, levando os interessados a buscar o auxílio financeiro de um consórcio ou de um financiamento.

consórcio e financiamento qual escolher

Muitas pessoas, ao se deparar com essa necessidade, se desesperam e fazem escolhas erradas por não saber a diferença entre consórcio e financiamento, o que pode resultar em uma grande diferença no total pago pelo investimento.

A conversa de hoje terá como objetivo ajudar você a fazer a melhor escolha no momento de investir na compra de imóvel. Para tal, falaremos sobre a diferença entre consórcio e financiamento, em quais casos cada um é mais interessante e muito mais. Confira!

Qual a diferença entre consórcio e financiamento?

consórcio e financiamento qual a diferença

Quando se trata de comprar apartamento, uma das maiores dúvidas é sobre a diferença entre consórcio e financiamento. Embora a finalidade de ambos seja parecida, há pontos cruciais que precisam ser levados em mente antes de fazer a escolha. Primeiramente, é importante saber no que consiste cada um:

Consórcio: o consórcio é um tipo de aquisição de bens ou serviços de forma coletiva em um prazo predeterminado. Aqui, diversas pessoas com interesse em comum na aquisição de um bem ou serviço podem se juntar sob a regulação de uma administradora, autofinanciando coletivamente os bens para todos os participantes.

Resumidamente, o consórcio funciona da seguinte forma: os consorciados pagam mensalidades que, quando somadas, são o suficiente para comprar imóvel, carro ou qualquer outro bem ou serviço para um deles.

Mensalmente, é realizado um sorteio em que alguém é contemplado com uma carta de crédito para adquirir o bem ou serviço (é necessário continuar pagando as mensalidades mesmo após a contemplação). Terminado o período de pagamento determinado no contrato, todos os consorciados terão sido contemplados.

O maior problema aqui é a espera para ser contemplado, que pode ser um pouco longa. No entanto, é possível antecipar a contemplação realizando lances.

Nesse caso, o consorciado oferta uma porcentagem do montante necessário para a compra do bem (além da mensalidade). Caso o grupo tenha fundos suficientes para a compra, será possível realizar a concessão da carta de crédito.

Financiamento: quando você opta por financiar um imóvel, o banco adianta e empresta dinheiro para a compra. Em seguida, ele cobrará esse valor acrescido de juros e demais taxas ao cliente.

Após a entrega da documentação e da aprovação do financiamento de imóveis, o banco, a partir de uma empresa terceirizada, avaliará o bem escolhido e confirmará seu valor. Caso tudo esteja de acordo, o contrato é firmado.

Feito isso, o banco compra o bem e o comprador iniciará o pagamento das mensalidades ao banco até a quitação da dívida.

Os juros e as taxas cobradas nessa modalidade de compra de imóvel tendem a ser mais baixos que nos outros tipos de empréstimo, porém ainda é necessário ter atenção aos valores cobrados.

Em quais casos usar cada modalidade?

consórcio e financiamento em quais caso usar cada modalidade

Após saber a diferença entre consórcio e financiamento, é importante ter a noção de qual modalidade se encaixa melhor à sua realidade a fim de selecionar o melhor método para comprar apartamento com o intuito de promover maior conforto a você e à sua família, bem como fazer com que a aquisição caiba no seu bolso.

Prazo: um dos fatores mais determinantes a ser avaliado no momento de escolher o método de pagamento em uma compra de imóvel é o prazo. Se você não tem urgência na aquisição da casa (por exemplo, um jovem casal que ainda mora com os pais), pode ser mais interessante integrar um grupo de consorciados, visto que o tempo para ser contemplado depende da sorte.

Caso haja urgência, financiar um imóvel é a melhor escolha, pois salvo casos em que a casa ou apartamento ainda está sendo construído, você poderá fazer uso desta imediatamente, desde que possa pagar o valor da taxa de entrada.

Taxa de entrada: financiamentos exigem que você dê parte do valor total do imóvel como entrada. No entanto, para pessoas de baixa renda há programas do governo que oferecem descontos na taxa de entrada, como o Minha Casa Minha Vida, fazendo com que o financiamento do imóvel se torne uma opção mais em conta. Por outro lado, nos consórcios não há incidência dessa taxa.

Aprovação de crédito: outro ponto importante é a aprovação de crédito, pois você não pode pedir um financiamento com o nome sujo, enquanto na maioria dos consórcios, a situação do consorciado só é analisada quando ele é contemplado pela carta de crédito. Assim, é possível começar a pagar as mensalidades e ter tempo para regularizar sua situação.

Segurança no valor das mensalidades: outra vantagem do financiamento é que este “trava” o valor do imóvel, ou seja, ainda que o bem se valorize, as parcelas não correm o risco de aumentar (apenas os juros, de acordo com a Taxa Referencial), permanecendo o acordo em contrato; enquanto no consórcio é possível que a carta de crédito não seja suficiente para a compra do imóvel em cenários de valorização.

Parcelamento: o financiamento também tem como vantagem a possibilidade de diluir o valor pago em um número maior de parcelas, o que, mesmo com a incidência de juros, garante que a quantia mensal paga possa caber bolso do comprador. Enquanto isso, no consórcio os juros são bem menores, sendo cobrada apenas a taxa de administração.

Quer morar em São Paulo e comprar apartamento que se adapte às suas necessidades? Conheça a My Inc!

Somos uma incorporadora em São Paulo cujo objetivo é concretizar imóveis projetados para você! Para nós, localização, mobilidade, arquitetura, comodidade, qualidade e sofisticação são diferenciais primordiais que se aliam à nossa originalidade para trazer a melhor experiência para você e a sua família! Entre em contato conosco!

Gostou de saber mais sobre a diferença entre consórcio e financiamento? Fique atento ao My Blog e siga nossas redes sociais no Facebook e no Instagram para não perder nenhuma novidade! Até a próxima!

Posts Relacionados

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by