Escolha uma Página

Qual a diferença entre construtora e incorporadora?

22/07/2020

No momento da compra de imóvel, uma das dúvidas mais comuns se refere à diferença entre construtora e incorporadora.

construtora e incorporadora

Embora muito confundidos, os termos são bastante distintos, e é muito importante que quem pretende comprar apartamento saiba a diferença entre construtora e incorporadora antes de investir em seu empreendimento, afinal, sempre é útil saber quem faz o quê nesse momento, não é mesmo?

Por isso, na conversa de hoje, falaremos sobre o que é uma construtora, o que é uma incorporadora, como ambas funcionam, qual a diferença entre construtora e incorporadora, onde comprar apartamento em São Paulo e muito mais. Venha conosco!

O que é uma construtora? O que é uma incorporadora? Como funcionam?

construtora e incorporadora

O primeiro passo para compreender a diferença entre construtora e incorporadora é conceituar ambas de forma bastante clara. Confira a seguir qual o papel de cada uma em um empreendimento.

Construtora: entende-se por construtora qualquer empresa que seja responsável pela execução física de um empreendimento. Isso significa que é de responsabilidade da construtora garantir o andamento de todas as etapas da construção civil: projeto de engenharia, contratação de mão de obra, equipamentos, tecnologia construtiva e testes de qualidade e ensaios tecnológicos necessários para a realização material do empreendimento.

A construtora é diretamente responsável pela qualidade física da obra, estando encarregada de garantir os prazos de execução dentro do cronograma combinado, e cuidar para que o edifício não tenha problemas físicos (instabilidade, trincas, rachaduras, infiltrações, irregularidades, imperfeições, divergências em relação ao projeto, material de qualidade inferior ao contratado etc.).

A construtora também é responsável pela segurança de seus operários, devendo garantir a utilização de equipamentos de proteção pessoal e ter um técnico de segurança responsável pela obra no terreno.

É importante salientar que uma mesma obra pode contar com diversas construtoras ao mesmo tempo.

Incorporadora: por outro lado, a incorporadora é a empresa empreendedora que articula o negócio imobiliário. Ela é responsável por identificar oportunidades, adquirir o terreno e realizar estudos de viabilidade do projeto do empreendimento.

A palavra “incorporação” para identificar essas empresas vem da atividade de formalizar o registro imobiliário do condomínio na matrícula mãe (matrícula do terreno), o que é feito no Oficial (Cartório) de Registro de Imóveis competente. Nesse processo, é formalizado junto ao Cartório como será o empreendimento, qual será o número de unidades autônomas (apartamentos) e seus tamanhos, qual o número de vagas de garagem, etc.

A incorporadora também desenvolve os projetos de arquitetura (e outros projetos), contrata a(s) construtora(s) e realiza a comercialização das unidades. No entanto, é importante lembrar que a incorporadora também pode delegar a outra empresa a venda dos empreendimentos.

Outro detalhe de suma importância é o fato de que uma incorporadora pode também ser uma construtora, mas nem toda construtora pode ser uma incorporadora. Por exemplo:

Uma incorporadora (A) também é sua própria construtora. Nesse caso, a incorporadora faz todo o trabalho de viabilidade e desenvolvimento do empreendimento e, para a construção, coloca apenas um engenheiro (próprio da incorporadora e construtora) responsável pelo contrato. Este profissional, por sua vez, faz a subcontratação de empresas especializadas para executar os serviços (ex.: uma empresa para as fundações, outra para as pinturas, uma para o acabamento, uma para as áreas externas etc.).

Qual a importância de saber a diferença entre construtora e incorporadora?

construtora e incorporadora

Ter o conhecimento da diferença entre construtora e incorporadora é crucial para que o comprador saiba identificar a quem recorrer em determinada situação durante a aquisição de um imóvel, garantindo que tudo saia dentro dos conformes e evitando dúvidas pendentes.

Desta maneira, para que você não perca tempo buscando auxílio de quem não pode ajudar, é essencial estar a par dessa distinção, pois as atividades exercidas pelas incorporadoras são visivelmente diferentes das de uma construtora.

Você deve procurar a incorporadora nos seguintes casos:

– entrega atrasada do imóvel em caso de aquisição na planta;

– dúvidas sobre meios de pagamento do imóvel;

– perguntas sobre contratos para aquisição do empreendimento;

– esclarecimento sobre a construtora responsável pela execução da obra; e/ou

– venda ou aluguel dos imóveis.

A construtora deve ser procurada em problemas como:

– rachaduras encontradas no imóvel;

– falhas estruturais que ponham em risco a segurança dos moradores; e/ou

– acabamentos malfeitos.

Quais as principais diferenças entre construtora e incorporadora?

construtora e incorporadora

Feita a conceituação dos termos, fica bastante fácil apontar a diferença entre construtora e incorporadora no processo de compra de imóvel.

Construtora:

– executa as obras para a incorporadora de acordo com as especificações, prazos, normas técnicas vigentes e melhor técnica, ou seja;

– responsável pela estrutura da construção; e

– pode haver mais de uma construtora na mesma obra.

Incorporadora:

– viabiliza e gerencia o empreendimento imobiliário, sendo basicamente o centro de toda a operação;

– contrata as construtoras que farão a obra;

– há somente uma incorporadora por obra;

– registra o imóvel no Cartório;

– comercializa os apartamentos; e

– responsável por entregar o empreendimento ao cliente, assim como suas garantias legais.

Quer comprar apartamento em São Paulo que se adapte às suas necessidades? Conheça a My Inc!

Somos uma incorporadora em São Paulo cujo objetivo é concretizar imóveis projetados para você! Para nós, localização, mobilidade, arquitetura, comodidade, qualidade e sofisticação são diferenciais primordiais que se aliam à nossa originalidade para trazer a melhor experiência para você e a sua família! Entre em contato conosco!

Os empreendimentos da My Inc são pensados especialmente para você, que deseja fazer a compra de imóvel em regiões privilegiadas de São Paulo e construir um futuro na maior metrópole do país!

Gostou de saber mais sobre qual a diferença entre construtora e incorporadora? Fique atento ao My Blog e siga nossas redes sociais no Facebook e no Instagram para não perder nenhuma novidade! Até a próxima!

Posts Relacionados

Vistoria de apartamento: como funciona?

Vistoria de apartamento: como funciona?

A compra de imóvel é um momento muito especial tanto para quem quer se livrar do aluguel quanto para quem busca independência. Para que tudo corra bem nesse momento, é necessário ter muito cuidado com a vistoria de apartamento. Esse procedimento é um passo...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by