Escolha uma Página

Dicas para se prevenir do coronavírus em condomínios

30/03/2020

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa senão a pandemia de COVID-19, também conhecido como coronavírus. Essa situação exige mudanças de hábitos que estão impactando as mais diversas áreas e camadas da sociedade. O risco de contágio levou síndicos de todo o país a tomar medidas que afetam consideravelmente a rotina dos condomínios, como o fechamento de áreas como playgrounds e academias e restrições a elevadores e outras áreas de acesso.

Coronavírus em apartamentos

No entanto, é importante lembrar que o pânico é o maior inimigo da população nesses tempos difíceis e que este deve ser combatido com informação! Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre a importância da conscientização contra a COVID-19, quais as medidas de prevenção contra o coronavírus em condomínios e muito mais. Confira!

Conscientização contra o coronavírus em condomínios: qual a importância?

como se prevenir do coronavírus

Com o aumento do número de casos registrados da COVID-19, cresce a preocupação com a prevenção da doença. Para tal, governos estaduais e municipais têm reforçado a necessidade de evitar aglomerações, visto que a doença pode ser transmitida facilmente por meio do contato com os fluidos expelidos pela tosse ou pelo espirro das pessoas contaminadas.

Em condomínios, esses cuidados devem ser levados além, pois há muitas situações onde pode haver contágio, especialmente nas áreas comuns, como piscina, churrasqueira, playground, elevadores e outras, criando um ambiente ideal para a disseminação da doença.

Desta forma, é importantíssimo que os síndicos deem atenção especial para a prevenção do coronavírus em condomínios, conscientizando os moradores sobre a necessidade da adoção de medidas de higiene (como reforço na higienização do apartamento) e prevenção no dia a dia para evitar a propagação da COVID-19, o que pode incluir o fechamento de áreas comuns não essenciais, como piscinas e churrasqueiras, ou a necessidade de restringir o número de pessoas que acessam elevadores e outras áreas de acesso do condomínio.

6 dicas de como evitar a propagação do coronavírus em condomínios

dicas coronavírus condomínios

Para impedir a disseminação da COVID-19, é necessário que, além do síndico, cada morador faça sua parte. Conheça agora 6 dicas essenciais para evitar o contágio por coronavírus!

1 – Utilize as escadas: evite usar o elevador, exceto em casos de grande necessidade. Isso se dá pelo fato de que além de ser um ambiente que junta muitas pessoas em um pequeno espaço, o elevador é muito fechado, facilitando o contágio por coronavírus e outras doenças respiratórias. Desta forma, é possível diminuir o risco de disseminação da doença, deixar o elevador para quem mais precisa e até mesmo se exercitar um pouco!

2 – Compre comidas congeladas: ir ao mercado (que é um ambiente de alta circulação de pessoas) pode expor as pessoas ao vírus. Por isso, é aconselhado fazer compras em maior quantidade (porém, sem a necessidade de estocar). Ao comprar alimentos, dê preferência a comidas congeladas. Esse tipo de produto pode ficar na geladeira por longos períodos sem perecer, permitindo que você vá menos vezes ao mercado.

3 – Evitar aglomerações em áreas de alta circulação: embora comumente ouvido, esse cuidado deve ser reforçado. Evite permanecer por muito tempo em áreas como os corredores ou a entrada do prédio, onde há grande circulação de pessoas, pois quanto maior a quantidade de pessoas aglomeradas nesses locais, maior a chance de contágio pela COVID-19.

Reuniões e assembleias do condomínio também devem ser postergadas ou feitas por videoconferência a fim de evitar aglomerações.

4 – Intensificação da limpeza do prédio: a higienização do apartamento e dos espaços comuns torna-se ainda mais importante com a pandemia de coronavírus, pois entrar em contato com superfícies contaminadas como corrimãos, maçanetas, botões de elevadores, puxadores e afins pode fazer com que os moradores e funcionários contraiam o vírus. Logo, essas áreas merecem atenção especial da equipe de limpeza.

É importante que além de fornecer materiais para que os funcionários reforcem a limpeza, o síndico também forneça equipamentos de proteção individual (EPIs) para que estes possam se proteger.

5 – Ventilação dos cômodos: o coronavírus, assim como outros vírus e bactérias que afetam nosso sistema respiratório, se propaga com maior facilidade em ambientes fechados e com pouca ventilação. Abrir as janelas e manter filtros de ar de equipamentos como o ar- condicionado em bom estado ajuda bastante na circulação do ar, diminuindo as chances de contágio.

6 – Reduza a circulação de funcionários: muitos dos funcionários do condomínio usam transporte público para chegar ao local de trabalho, sendo mais expostos à contaminação. Por isso, é interessante empregar um sistema de rodízio de funcionários sem deixar de pagá-los.

Cuidados pessoais para evitar a COVID-19

COVID-19

Além dos cuidados gerais no prédio, os moradores também podem tomar alguns cuidados para se prevenir contra o coronavírus em condomínios, tais como:

1 – Cobrir o nariz ou a boca ao espirrar e tossir, preferencialmente com o braço na altura do bíceps para evitar que suas mãos sejam contaminadas;

2 – Lavar as mãos com água e sabão. Caso não seja possível (como estando fora de casa), faça uso do álcool em gel;

3 – Evitar cumprimentos como abraços, apertos de mão e beijos;

4 – Caso tenha algum sintoma, como tosse ou espirro, usar máscaras de proteção; e

5 – Evitar aglomerações.

Quer morar em São Paulo e comprar um apartamento que se adapte às suas necessidades? Conheça a My Inc!

Somos uma incorporadora em São Paulo cujo objetivo é concretizar imóveis projetados para você! Para nós, localização, mobilidade, arquitetura, comodidade, qualidade e sofisticação são diferenciais primordiais que se aliam à nossa originalidade para trazer a melhor experiência para você e a sua família! Entre em contato conosco!

Os empreendimentos da My Inc são pensados especialmente para você que deseja construir um futuro em regiões privilegiadas de São Paulo, além de prepará-lo para esse mercado que vem ficando cada vez mais forte no Brasil!

Gostou de saber mais sobre como se prevenir do coronavírus em condomínios? Fique atento ao My Blog e siga nossas redes sociais Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade! Até a próxima!

Posts Relacionados

iluminação para apartamento: como escolher?

iluminação para apartamento: como escolher?

Imagine que você está num ambiente bem iluminado: além da impressão mais positiva de um espaço bem decorado, traz também a sensação de espaço e conforto. Em contrapartida, um ambiente mal iluminado dá exatamente a sensação oposta. Por que a iluminação para apartamento...

ler mais
Quanto custa mobiliar um apartamento pequeno?

Quanto custa mobiliar um apartamento pequeno?

Um dos primeiros desejos de quem acaba de fazer a compra de imóvel é mobiliar o apartamento, embora geralmente haja certa dificuldade em saber por onde começar esse processo. Com o planejamento adequado, saber quanto custa mobiliar um apartamento pequeno fica muito...

ler mais
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by