Escolha uma Página

Decoração sustentável: saiba como fazer no seu apartamento pequeno

25/05/2021

Você já parou para perceber que, conforme o tempo passa, fica cada vez mais comum encontrar pessoas adeptas a medidas e rotinas sustentáveis em prol do meio ambiente? Pois é, a vida moderna trouxe muitos impactos que a mãe natureza infelizmente não conseguiu conter por conta própria, e é por isso que temos sido os grandes responsáveis pela melhoria e mudança nos hábitos diários que afetam o nosso planeta.

decoração-sustentável

Por isso, milhares de pessoas já adotaram os mais diversos tipos de hábitos sustentáveis, com o objetivo de reduzir esses impactos negativos ao ambiente. Entre essas medidas está a adoção do conceito de decoração sustentável. Se você ainda não conhece a respeito, mas tem interesse em tornar seu cantinho eco friendly, acompanhe este artigo na íntegra.

Afinal, o que é uma decoração sustentável?

Antes de qualquer definição do conceito, é preciso ter em mente que colocar a sustentabilidade em prática é essencial para preservar o meio ambiente, por meio de uma decoração sustentável para sua casa ou seu apartamento. Por isso, vamos entender quais são os princípios básicos da sustentabilidade, também conhecidos como 3Rs:

decoração-sustentável

1. Reduzir

O objetivo desse primeiro conceito é gerar menos resíduos que serão posteriormente descartados na natureza, ou seja, é importante consumir menos e de forma consciente. Portanto, escolha ecobags, em vez de sacolas de plástico, durante as idas ao supermercado. A substituição do coador de papel pelo coador de pano também é uma forma de contribuir para o bem do meio ambiente e continuar garantindo aquele cafezinho saboroso.

2. Reutilizar

Sempre vai ter aquele item que você jogaria fora por impulso, mas que pode ser usado de outra forma, não é mesmo? Então, pense na possibilidade de dar uma cara nova a ele e utilizá-lo por mais algum tempo. Caso isso não seja possível, faça a destinação correta. Muitas vezes, você pode encaminhar o objeto para doação e, assim, outra pessoa poderá reaproveitá-lo conforme a necessidade dela.

decoração-sustentável

3. Reciclar

Você tem dado o tratamento adequado aos materiais recicláveis para que eles possam ser utilizados ou transformados posteriormente? Não? Então, inclua na sua rotina a atividade de separação do lixo (o que pode e o que não pode ser reciclado). Dessa forma, você estará contribuindo para o meio ambiente e garantindo o melhor destino para esses objetos.

Se você já é adepto a realizar a reciclagem constantemente na sua casa, aproveite para olhar para esses materiais com outros olhos. Deixe sua criatividade te surpreender e transforme-os por meio de tutoriais DIY (do it yourself – faça você mesmo) que você encontra facilmente em diversas plataformas online.

decoração-sustentável

Com esses hábitos, você pode garantir ao seu lar uma decoração sustentável, única, feita com muito carinho e que refletirá perfeitamente sua personalidade. Sendo assim, podemos entender como decoração sustentável toda forma de reaproveitamento criativo de materiais já existentes em casa, com o objetivo de transformar peças com pouco caráter decorativo em lindos objetos de decoração.

Agora que já sabemos mais a respeito da decoração sustentável, da sustentabilidade e dos seus três principais conceitos (reduzir, reutilizar e reciclar), vamos a algumas dicas de como aderir à decoração sustentável para o seu lar.

Decoração sustentável: saiba como fazer

É importante ressaltar que toda mudança feita em um objeto é considerada atividade de decoração sustentável. Como exemplo, podemos exaltar a pintura de uma mesa, dando a ela uma cara nova, a utilização de uma garrafa de vidro como vaso, a decoração de um copo para fazer dele um porta-lápis ou qualquer outra função perfeita para garantir facilidade para o dia a dia.

decoração-sustentável

A seguir, mostraremos algumas opções que a My Inc sugere para que você possa fazer com os mais diversos tipos de materiais recicláveis, a fim de garantir ao seu cantinho uma decoração sustentável cheia de personalidade.

Latas e garrafas pet

Crie um porta-lápis/canetas/utensílios com latinhas de refrigerante ou alimentos. Para isso, basta retirar o rótulo, lavar e, para dar aquele toque de personalidade ao item, você pode decorá-lo com pinturas, aplicação de pedrarias, tecidos ou até mesmo desenhos.

decoração-sustentável

Garrafas de plástico podem se transformar em revestimento para hortas, vasos dos mais diversos tamanhos e objetos funcionais, como puffs, regador de plantas, entre outras aplicações.

Madeira

Existem várias finalidades para caixas ou restos de madeira que você pode ter em casa. Entre elas é possível transformá-las em prateleiras, banquinhos, mesas de apoio e até mesmo cabeceiras para cama. Basta usar a criatividade e deixar a imaginação no comando.

decoração-sustentável

Potes e garrafas de vidro

Recipientes de vidro são perfeitos para também se transformar em vasos, mas existem outras diversas aplicações que você precisa conhecer, por exemplo: transformá-los em porta-temperos, suporte para petiscos e até mesmo luminárias, dando ao seu lar um toque especial.

decoração-sustentável

Pneus, tijolos e papelão

decoração-sustentável

Pneus podem se transformar em perfeitos bancos para sua área externa, e os tijolos podem ser reaproveitados e transformados em prateleiras ou nichos para organizar seus objetos nos mais diferentes ambientes da sua casa. Já o papelão garante total versatilidade, podendo ser transformado em porta-retratos, caixas personalizadas para os cômodos da casa, porta-livros, entre outros itens.

decoração-sustentável

Agora que você já sabe mais sobre esse tipo de transformação, sinta-se livre e desperte sua criatividade para esse tipo de decoração de apartamento pequeno, 100% eco friendly e cheio de personalidade.

Encontre o imóvel perfeito para você com a My Inc

Se você ainda não realizou o seu sonho de comprar apartamento em São Paulo, deixe essa missão para a My Inc. Somos uma incorporadora com o objetivo de criar os melhores empreendimentos para você. Portanto, entre em contato conosco e encontre o apartamento na planta perfeito de acordo com a sua necessidade, ótima localização, mobilidade, sofisticação e todos os benefícios que você merece.

decoração-sustentável

Gostou deste artigo e quer ficar sempre bem informado? Então, continue nos acompanhando em nossa página no Facebook, nosso perfil no Instagram e não deixe de dar uma passadinha semanal no My Blog.

Nos veremos em breve!

Posts Relacionados

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre Empreendimentos em São Paulo 🏢 é só mandar mensagem 😉
Powered by